"Então não há nenhuma objeção à ida de Fanny, assim como não há dúvida quanto a um lugar para ela na carruagem.”
“Fanny?”, repetiu Mrs. Norris. “Meu querido Edmund, não tivemos a ideia de levá-la conosco. Ela ficará com sua mãe. Eu já disse a Mrs. Rushworth, ela não é esperada”.
“Presumo que a senhora não tenha nenhuma razão para desejar que Fanny não faça parte do grupo, a não ser que seja pela senhora mesma. Para o seu próprio conforto”, disse Edmund, dirigindo-se à mãe. “Se você pudesse ficar sem a companhia de Fanny, desejaria mantê-la em casa?”
“Eu lhe asseguro que não, mas não posso ficar sem ela”.
“Sim, você pode ficar sem a companhia de Fanny, desde que eu fique em casa com você, como pretendo”.
Houve um alvoroço geral em resposta às suas palavras. “Sim, não há necessidade de eu ir e desejo ficar em casa. Além disso, Fanny deseja conhecer Sortherton. Eu sei que ela anseia por isso. Ela não costuma ter gratificações como essa e tenho certeza mamãe, que você terá a satisfação de dar a ela esse prazer, não é mesmo?”
“Oh, sim! Ficarei muito contente se sua tia não fizer nenhuma objeção”.
Mrs. Norris prontamente apresentou a única objeção que havia - o fato de terem confirmado a Mrs. Rushworth que Fanny não poderia ir. E ficaria muito estranho se ela aparecesse, o que lhe parecia uma situação muito difícil de ser resolvida. Certamente seria uma estranha aparição! Seria algo sem formalidade, faltando com o respeito a Mrs. Rushworth, que é muito educada e cortês, porém não aprovaria. Mrs. Norris não tinha afeição por Fanny e não tinha a menor intenção de oferecer-lhe qualquer momento de prazer; porém, sua objeção a Edmund no momento, surgiu principalmente por causa de seu próprio plano, do que por qualquer outra coisa. Ela acreditava que havia organizado tudo tão bem e que qualquer alteração nos planos deveria ser pior. Portanto, quando Edmund disse-lhe que ela não precisava ficar angustiada por causa de Mrs. Rushworth, já que ele teve a oportunidade, ao acompanhá-la até a saída de casa, de mencionar que Fanny provavelmente iria e recebera o convite diretamente para a prima. Mrs. Norris, que estava contrariada para se alegrar, apenas disse, “Muito bem! Muito bem! Faça como quiser! Eu lhe garanto que para mim tanto faz”.
[…]
“Fanny ficará muito agradecida pela deferência da ocasião”, foi a única resposta de Edmund, encerrando o assunto."
Fragmento de “Mansfield Park”, de Jane Austen.